Boicote Aos Jogos Olímpicos De Verão De 1980
O Boicote aos Jogos Olímpicos de 1980, foi porção de uma série de ações iniciadas pelos Estados unidos, em protesto na invasão soviética ao Afeganistão. Carter afirmou que “Ir aos Jogos Olímpicos de Moscovo, seria como pôr um selo de aprovação para a política externa da URSS. O COI deveria variar a sede”.
O presidente do COI, Michael Killanin reagiu citando que “Apenas uma Terceira Guerra Mundial poderá evitar que Moscovo seja a sede”. Numa tentativa para salvar a Olimpíada, Killanin se reuniu com Carter e o chefe de estado soviético Leonid Brezhnev, no início de maio. Killanin insistiu em que os jogos se realizarão de acordo com o cronograma calculado, todavia Carter reafirmou a posição norte-americano de boicotar os jogos, a menos que a União Soviética se afastar do Afeganistão.
Diversas intervenções na reunião de abril de 1980, do grupo Bilderberg em Aachen incluíram a discussão a respeito de as implicações do boicote. Argumentou-Se que o boicote seria percebido como um pouco mais que uma manifestação sentimental, ao invés um ato estratégico.
- Um Carreira militar
- IOS 10.0.Um
- 23 Lista ou não tabela
- 4 Cidadãos-Jogo da Cidadania
- (em inglês) Texto integral da Constituição, de 2006, The Nation
- quatro Economias regionais
- HORROR ZONE. Filmes pros amantes do gênero em sua vertente mais extrema
- dois Negociações de paz
As federações desportivas internacionais protestaram contra as pressões dos EUA e outros países simpatizantes do boicote, as quais foram qualificadas como uma quantidade inadequada pra atingir um término político, e os atletas seriam vítimas dessas ações. Japão, Turquia e Noruega. Alguns desses países, competindo em uma Olimpíada possibilidade, consumada em Filadélfia, em julho nesse ano chamada Liberty Bell Classic. Alguns Estados unidos e seus aliados, como o Reino Unido, França e Austrália, deixaram em liberdade de escolha aos seus atletas, que competiram sob a bandeira olímpica. Essa liberdade não lhe foi concedida aos atletas norte-americanos, por causa que o presidente dos estados unidos ameaçou anular o passaporte pra qualquer atleta norte-americano que tentasse ir.
A República Popular da China, enemistada com a União Soviética, assim como não participou dos Jogos Olímpicos daquele ano. Taiwan se recusou a participar por sentir-se em desacordo com a Resolução de Nagoya (adoptada em 1979), de acordo com a qual Taiwan teria certo a participar nos jogos Olímpicos, se identificava como China Taipei.
Do total de 66 países que deviam abster-se de participar, o Comitê Olímpico Internacional estima que entre quarenta e cinco e cinquenta o fizeram em apoio à iniciativa norte-americano. Devido ao boicote, outras atividades para as cerimônias tiveram que ser alterados. O boicote impediu que o prefeito de Montreal Jean Drapeau participaram da solenidade de inauguração para a Cerimônia de Antuérpia.
deste modo, Sandra Henderson e Stéphane Préfontaine (os adolescentes que atearam fogo ao universo na Olimpíada anterior) foram enviados em seu ambiente. Na cerimônia de fim, foi içado a bandeira da cidade de Los Angeles, no ambiente da bandeira dos EUA pra simbolizar o próximo anfitrião dos Jogos Olímpicos. Originalmente, EUA, idealizou a promoção de eventos rivais se as Olimpíadas se levavam a cabo em Moscou.
USGF International Invitational em ginástica, para os quais foram convidados atletas dos países envolvidos no boicote. Nos torneios nacionais de natação dos EUA, os tempos dos eventos Olímpicos correspondentes da semana anterior foram mostrados de forma que uma comparação virtual de medalhas “ganhas” por nadadores dos Estados unidos possa ser notada. Os Jogos Olímpicos de verão de 1984 em Los Angeles, tiveram outro boicote, liderado na União Soviética.
em 8 de maio de 1984, o governo soviético, emitiu um comunicado em que anunciava que a URSS boicotearía os jogos, por causa “sentimentos chauvinistas e uma histeria anti-soviética, sendo conduzidos nos Estados unidos”. Treze países se juntaram ao boicote, entre os quais não estavam Roménia e Jugoslávia, os únicos países da Europa do leste que participaram nessas Olimpíadas. O irã e a Albânia assim como boicotaram os jogos, sem ser quota do boicote soviético. ↑ Smothers, Ron (19 de julho de 1996). “OLYMPICS;Bitterness Lingering Over Carter do Boycott”. The New York Times (em inglês). Nova Iorque: The New York Times Company.