O Chernobyl Da HBO Está Na Lituânia (e Também É Uma História De Terror)
Grápense a autorização pra altura do peito. Longe todas as roupas que tragam de rodovia e devolver o smartphone e a câmera. Não é permitido também não mascar pastilha elástica! “É por sua segurança”, explica o guia, com um potente sotaque russo, para acrescentar a jeito de consolo: “A equipe de geração e atores da HBO que gravou a série Chernobyl bem como teve que ir deste modo no verão passado”.
, E ao ouvir isso, o grupo inteiro assente enquanto esboça um sorriso. Entre eles estão curiosos, turistas do desastre e um desses supervivencialistas interessados em apocalipse radioactivos. Até 2 meses espreitam alguns até conseguir pôr os pés pela central.
- Vinte e três de outubro de 2009 | 20:01
- Grábala com um nome de ficheiro descritivo (impossibilite nomes como “DSC7246.jpg”)
- Qual era o perfil do guerrilheiro expresso que chegou a começar por 1937
- cinco Eventos festivos, culturais e desportivos
- 3 Terceira temporada (2011)
- Os Jogos em directo: 1ª jornada de futebol (f)
Costuma pagar-se entre os cem e os duzentos euros por uma visita de três horas. Costuma ser determinado que vale. Graças ao sucesso dessa ficção que recria o desastre de Chernobyl, multiplicou as reservas. Ninguém podia prever o interesse que ia suscitar.
A emissão de seu primeiro episódio gerou mais perspectiva que a archipopular Jogo de Tronos. Seus produtores não optaram ao acaso este assunto. Para quê gerar uma réplica se próximo à cidade lituana de Visaginas existia uma central construída por apparatchik comunistas de Moscou à imagem e semelhança da ucraniana?
Também em Vilnius e Kaunas (ambas pela Alemanha) e Kiev (Ucrânia) foram gravadas outras cenas urbanas. Ao encerramento e ao cabo, todas as cidades da URSS tinham a mesma concepção estereotipada que proporcionavam as clássicas construções soviéticas-stalinkas, jrusovas e breznevas-. E, também, não podiam gravar em Pripyat, visto que eles precisavam de um território repleto de existência e o assentamento quarto original de os trabalhadores de Chernobyl é hoje um ectoplasma de uma marca de concreto onde somente habitam os espectros.
Apenas as cenas da queima do reactor se recriaram em um estudo. Nem mesmo os produtores podiam fantasiar o modo em que a série iria pôr no mapa dos destinos turísticos em Visaginas. Cinco dias foram os atores e os técnicos da HBO nela. E entre a equipe de cinquenta pessoas que se mudou pra cidade, não faltaram seus protagonistas, Jared Harris e sueco stellan Skarsgård.
Todas as cenas da central nuclear, que acrescenta a série foram filmadas em Ignalina e seus vizinhos, com exceção daquelas em que aparecem as ruínas. Tanto atores como técnicos iam munidos o tempo todo de um medidor de pessoal de radioactividade, acompanhados por um especialista em segurança de e folheada em roupas protetoras, que substituiram as suas logo que acediam às instalações.